Cadernos, memórias e práticas.


Vão fazer uns dez anos que eu uso o mesmo modelo de caderno pra estudar desenho e registrar as coisas nas quais tenho pensado. Olhar esses cadernos pra mim é de certa forma um jeito de olhar pra mim mesmo e pra todas as coisas que eu senti e pensei pelo período de tempo em que estes cadernos me acompanharam. Com o tempo e com a distância que vai crescendo entre o eu que observa e o eu que desenhava, as coisas vão adquirindo cada vez mais sentido e eu sinto que isso é o que faz com que o desenho valha a pena pra mim. Eu olho pra mim mesmo quando vejo as coisas pras quais eu olhava no passado. 

Manter esses cadernos é um trabalho autoindulgente, tanto o fazer quanto o resultado dessa ação tem como propósito me fazer sentir. Eu desenho pra guardar, pra rir, pra me acalmar, pra prestar atenção, pra entender, pra pensar, pra passar o tempo, pra fazer alguma coisa. Esses desenhos são capturas de mim mesmo, registros da minha capacidade técnica, do meu olhar, da minha atenção, dos meus sentimentos, da minha mente, do meu cuidado, dos meus gestos e do meu corpo. Meses ou anos da minha vida - varia de acordo com como anda a vida e com como eu me sinto sobre as coisas - compilados em um pequeno livro de 98 páginas que não é muito fácil de entender a não ser que você seja eu. Sinto que eu mantenho esses cadernos como um jeito de lembrar da minha própria vida e do quanto ela é preciosa pra mim. Mesmo que seja bobo, mesmo que seja corny, mesmo que seja cringe ou qualquer outra coisa do tipo eu gosto dos meus diários e do que eu sinto com e a partir deles. 

No começo desse ano eu terminei um caderno que já vinha me acompanhando desde 2019. Em todos os sentidos possíveis, teve uma distância enorme entre o momento em que ele começou em Florianópolis e o momento em que o Vicente me deu de presente o último desenho desse caderno no apartamento onde ele mora em Pelotas. 

Eu tinha pensado em fazer umas fotos das minhas páginas favoritas pra trazer pra cá. Se eu fizesse isso eu tenho certeza que não ia mostrar nenhuma das páginas que me dão um pouco de vergonha. Eu não quero mais me esforçar pra não parecer ridículo. Também não quero me dar o trabalho de fotografar ou escanear as páginas uma a uma e depois conferir a qualidade das imagens e upar elas e todo o resto e por isso acabei fazendo um vídeo da minha mãozinha folheando as páginas do meu último caderno que terminou.

Eu não quis falar nada enquanto filmava mas como eu também não queria que o vídeo tivesse ruídos de casa no fundo eu cantarolei uma musica enquanto filmava. Fique a vontade pra escrever aí se você pensou em alguma coisa enquanto lia esse texto ou via as imagens, eu gosto de ler. Até a próxima.


Comentários

  1. caraaa o vídeo folheando o caderno realmente veio, que feliz!!!! eu gostei tanto, de que outra forma poderia ver, né? acho que foi super corajoso você decidir mostrar tudo, até pq pelo que entendi é algo bem pessoal seu, um diário. muito legal sua relação com ele, é talvez um autocuidado com você mesmo, né? ter esse diário. adorei que você improvisou a trilha sonora haha tão espontâneo :)

    sobre os seus desenhos nem vou me repetir, gosto muito!! dá pra perceber que você desenha muitas pessoas!! são tantas vidas num mesmo caderno... e tem umas páginas de estudo em japonês(?) haha muito legal mesmo esses registros diversos.

    obrigada por compartilhar seu mundo particular, aqui. que venham muitos mais cadernos preenchidos com vida.
    até mais ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaaa, sim, eu gosto muito de lembrar e tenho uma péssima memória e aí esses cadernos meio que são um jeito de guardar algumas memórias pra mim mesmo no futuro. Fico feliz que cê tenha gostado do som, eu gosto de melodias e ainda queria conseguir experimentar mais com música, mas esse é um plano pro futuro.

      eu acho gente um troço desafiador de mais de desenhar porque é muito fácil desenhar qualquer pessoa mas muito difícil desenhar uma pessoa em específico. e sim, pelo menos uma vez por ano eu gasto um mês ou dois tentando aprender japonês, eu sou real fascinado pelo modo como as frases e os nomes são construídos em japonês e queria um dia conseguir ler os mangas que eu gosto sem precisar esperar tradução.

      obrigado por aparecer por aqui Nicole, eu realmente fico feliz sempre que você aparece e me lê com atenção e me escreve coisas legais. tomara que venham mesmo!! eu tenho me esforçado pra compartilhar as minhas cosias e espero conseguir fazer cada vez mais delas.

      até a próxima ^^

      Excluir
  2. primeiro post que leio no seu blog e já me sinto completamente a vontade aqui. as suas artes são lindas, incríveis, realmente me senti como se estivesse fazendo um passeio pela sua mente. gostei que você escreve anotações pessoais ou observações sobre seus desenhos, eu também faço isso pra não me sentir perdida no que eu pretendo criar/expressar.

    eu particularmente me identifiquei quando vc disse "eu não quero mais me esforçar pra não parecer ridículo" porque durante muito tempo reprimi minha forma de expressão na arte, talvez quando eu decidi que quero trabalhar com isso e no entanto, deve ser agradável para os outros, quando tem que ser agradável para mim, pq fazer arte é um ato da nossa inteligência, representamos o essencial para nós

    me encantei com tudo, adorei a trilha sonora, o seu traço de desenho. agradeço por compartilhar isso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaa, seja bem vinda! eu gostei bastante disso que cê falou sobre passear pela minha mente e acho que talvez seja essa a experiência mesmo de olhar um diário. eu não escrevia antes, mas com o tempo fui percebendo que não é tudo que dá pra anotar com desenhos e agora uso sempre um pouco de cada, dependendo do que é que eu tô querendo guardar.

      e pôh, é muito difícil essa coisa de querer ser legal porque pelo menos pra mim é um troço muito forte que mistura um pouco de vergonha com insegurança e que nem sempre eu percebo. boa sorte pra nós nesse processo de aceitar melhor as nossas particularidades.

      fico feliz que você tenha gostado e se quiser sinta-se a vontade pra passar por aqui de vez em quando, sempre que tenho tempo e alguma coisa pra escrever ou mostrar eu trago pra cá. até a próxima ^^

      Excluir

Postar um comentário