Da pra voltar no espaço, mas não no tempo.

O timing realmente é um troço esquisito de mais, eu escrevi isso tudo logo que voltei de viajem, a uns dois meses atrás. Mas aconteceu simplesmente de tudo entre a escrita desse texto e o dia de hoje. Teve inclusive um pane no meu hd que me fez perder a primeira versão das fotos que acompanham essa postagem.  A organização delas era completamente diferente, com direito a grade e margem padronizada, mas esse arquivo foi corrompido e eu decidi que ia fazer outra coisa. Ai eu lembrei dessa postagem da Gabriela e das referências que ela trouxe e decidi tentar algo parecido. O resultado tá aqui. A seguir, minhas palavras de uns meses atrás, ainda um pouco molhadas de nostalgia. 

Eu sempre acho um pouco estranho reencontrar lugares, perceber o que mudou e o que ainda é igual me causa uma sensação estranha. Eu passei uma parte bastante importante da minha vida em Pelotas e em Pelotas eu construí algumas relações bastante importantes para mim. 

Voltando agora, a Gonçalves já não parece mais tão grande, a Pedro Osório não parece mais tão linda, os casarões não parecem mais tão imponentes e o calçadão não parece mais tão impressionante assim. Tudo parece um pouco familiar e completamente diferente. 

O meu restaurante favorito do calçadão não estava mais lá, como não estavam mais algumas das lojas, bares e casas que eu frequentava na cidade. A moça que tocava violão em frente ao Santander ainda estava lá, a gente nunca conversou, mas trocamos sorrisos quase diariamente por uns anos. Me perguntei se ela lembrava de mim. 

No Paraíso eu lembrei do tempo em que morava no Fátima, do meu emprego da época, das noites nos bares, do kitnet que eu dividia com o Arielson, da quantia de cigarros que eu fumava e do quão perto eu cheguei do alcoolismo.  Nem parece o mesmo mercado de antigamente. Passei por uma conhecida lá, a gente nunca conversou muito mas fiquei pensando sobre as vezes em que ela tentou me encontrar no meio da minha tristeza - ou sobre como hoje eu tenho a impressão de que era isso que ela tentava nas poucas vezes em que conversamos - e sobre como eu era incapaz de aceitar qualquer tipo de ajuda naquela época. Espero que ela esteja bem. Não fiz nenhuma pergunta, só cumprimentei mais ou menos de longe. 

Fiquei feliz quando percebi que o Rudi continuava igualzinho, a mesma disposição das frutas, a mesma recusa em aceitar cartões, o mesmo chão de cimento, o mesmo clima de quando eu fazia compras lá semanalmente. Foi assim também na casa da Bárbara.

Passei uns dez dias com ela e vi na minha frente todos os outros dias que passei alí antes disso. Todas as versões de mim que já tinham entrado naquele apartamento e todas as versões da Bárbara que já tinham me recebido. Nos encontramos todos e falamos sobre nossos passados, presentes e futuros. Eu com certeza saí de lá diferente de como cheguei.

Tava com a câmera porque ia pro Hermena depois de lá e aproveitei pra tirar algumas fotos. 









Comemos, dormimos, sorrimos, choramos e visitamos as duas outras pessoas com quem eu consegui me comunicar sem ter um telefone - quebrei o meu assim que saí de casa - ou o meu computador - que ficou em casa. O Arielson que me deixa sempre pelo menos 70% mais feliz todas as vezes em que a gente se encontra e o Vicente que as vezes morde um pouco mais do que consegue mastigar. 

Depois disso encontrei meu pai e a gente foi pro Hermena. Desde que eu consigo me lembrar, pelo menos uma vez por ano, eu e meu pai vamos pra algum lugar, olhar pra alguma coisa que é sempre pelo menos um pouco impressionante, mas essa é uma conversa pra outro dia.


Comentários

  1. Só pelo título, eu já fiquei um bom tempo pensativa.

    Não sei você vivenciou um mercurio retrogrado, quando os eletronicos começam a dar problema e a comunicação fica comprometida, ou se tudo caminhou para que você tivesse uma experiencia mais vívida nessa viagem.

    Essas fotos e a forma como foram editadas trazem um aconchego tão bom, quase uma nostalgia, mesmo sem eu ter vivido o que está nelas. Gostaria de tentar algo assim também. É uma forma legal de compilar fotografias de viagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu meio que só saí de casa pra alguma coisa que não fosse mercado umas duas vezes entre 2020 e o momento dessa viagem então eu acho que um pouco disso influenciou um pouco em como as coisas foram pra mim. Mas acho que a vibe de voltar pra um lugar onde eu vivi por bastante tempo, anos depois de eu ter saído de lá e ter esse confronto entre a memória e o presente é sempre uma parada meio potente pra mim.

      Fico feliz que tenha batido essa energia com as fotos, eu gosto bastante de fotografar e tinha bastante desses sentimentos pra mim enquanto eu fotografava. Meio que não comentei nada no seu blog porque eu sou meio nervoso com a internet as vezes, mas tenho te lido desde que eu vi um link pros seus posts do neo-cities e gosto bastante de como você escreve, acho que ia gostar de ver como você fotografa também.

      Obrigadinho por passar por aqui, é nóis.

      Excluir
    2. Te entendo, viajei pra um lugar também, depois de muito tempo sem sair e fiquei pensando nesse seu texto. Tirei algumas fotos nessa viagem, talvez eu publique... sou muito preguiçosa pra editar foto, ai nunca posto kk.

      Bom saber que vc acompanha meu blog, mas fiquemos tranquilos quanto a comentários, eu sou muito desajeitada pra comentar no blog dos outros, só faço quando sinto que tenho algo pra falar, não só por cordialidade. As vezes eu só gosto de ler mesmo, então fique a vontade.

      Excluir
    3. Boto fé, viajar é maneiro. Ah o meu pique com comentários é mais ou menos o mesmo eu nem sempre acho que consigo acrescentar alguma coisa, mas quando eu falo com as pessoas gosto de comunicar a leitura.

      Eu entendo um pouco o sentimento com a edição de fotos, baita mão mesmo. É nóis, até a próxima ^^

      Excluir

Postar um comentário