Pronóia!

 Sempre que digo isso as pessoas duvidam um pouco: sou um grande covarde. Passei a maior parte da minha vida fugindo e evitando e desviando do que me assusta porque também já sofri muito com muitas coisas das quais não consegui desviar. Não é difícil me assustar e por algum motivo quase ninguém percebe quando assusto. Acho que um tanto pela postura de malandro e outro tanto pelo modo como o medo funciona em mim. 

Em mim o medo parece frieza. Demorei muito tempo a perceber o modo como as minhas emoções tomam conta da minha racionalidade e faz pouco tempo em que descobri que sempre que me sinto muito lógico é porque tem uma emoção escondida pilotando meus pensamentos. Meu pânico parece calma e resignação, quanto pior a crise mais calmo parece meu lado de fora. Do jeito que cresci, demonstrar medo raramente era uma boa opção. 

A vida já não é mais como era antigamente, eu também não e algumas coisas demoram mais que outras a mudar. Sempre fui bastante paranóico e o medo irracional de que tudo dê errado ainda me acompanha e eu ainda demoro um pouco mais do que gostaria até perceber os momentos em que ele se apossa da minha frágil cabecinha, mas percebo. E tenho aos poucos tentado substituir a paranóia pela pronóia uma palavra nova que descobri na internet à pouco tempo.

Pronóia é um tipo de paranóia ao contrário é uma ideia recorrente de que as coisas todas vão dar certo, de que tudo vai ficar bem, de que dessa vez as coisas vão ser melhores, de que nenhum problema vai acontecer e de que a gente vai conseguir mesmo fazer o que quer. Acho que pronóia é só um jeito novo que a internet inventou de dizer otimismo. E namoral eu tô cansado de achar que as coisas vão dar errado, tô cansado de me proteger de situações que não são perigosas e tô cansado de fugir de boas coisas porque pode ser que talvez em algum momento do futuro elas fiquem ruins. Agora eu quero aproveitar o que tem de bom e o que tiver de ruim eu mato no peito mesmo e foda-se é isso ai mesmo. Sofrer é bem ruim e não é a pior coisa do mundo.

Passei muito tempo me preparando pra quando as coisas dessem errado e isso não fez com que nada desse certo e nem diminuiu o impacto dos problemas que tive. A partir de agora quero deixar pra sofrer só quando for preciso, por antecedência só quero curtir.

Comentários