Eu acredito que sugestões são um pouco mais poderosas do que a gente imagina que elas sejam.

E se tem uma coisa que eu gostaria de sugerir nesse momento é esse filme, as ideias que ele apresenta e as saídas que ele sugere. "Mas que bem que vai me fazer ver um filme à essa altura do campeonato irmão?" pode ser uma pergunta surgindo agora pra quem me lê. Infelizmente eu não sei como responder à isso. O que eu sei é o que esse filme fez - em e para mim - e a importância que ele teve e tem em como eu penso uma pá de coisas. Se vai ou não fazer alguma diferença pra você, você vai ter que descobrir.



O filme que eu quero sugerir hoje chama Sorry to Bother You (Desculpe pelo Incômodo, em uma tradução livre) e acho interessante pensar em o que é que tem há dizer uma peça narrativa que, antes de mais nada, se apresenta pedindo desculpas caso alguma coisa ali incomode. 

O título também traça um paralelo um pouco menos claro pra gente que não fala inglês com os atendentes de telemarketing que, no filme, iniciam todas as suas ligações se desculpando pelo incômodo. Todos sabemos o quão chato é uma ligação de telemarketing e também sabemos que os funcionários são obrigados de uma maneira ou outra à fazê-las. E é se apoiando nesse conhecimento prévio que: antes ainda de começar o filme se desculpa pelo incômodo que vai causar ao mesmo tempo em que deixa implícito que do lugar de onde ele fala, fazer isso é necessário.

Sorry to Bother You é uma peça narrativa que tem total consciência do que diz, de como pode ser interpretado e de como isso tudo pode acabar incomodando. Ao longo de uma hora e cinquenta e dois minutos o filme cutuca fundo uma série de ideias, convenções e crenças contemporâneas de uma maneira tão realística quanto surreal. 

Eu decidi não falar muito sobre o que de fato acontece no filme. Acredito que esse é um daqueles filmes em que a descoberta faz parte da experiência, assim como os sentimentos e os questionamentos que vão surgindo durante o processo de descoberta.  

O filme de 2018, escrito ainda durante o governo Obama nos E.U.A. continua atual e ao que tudo indica, vai permanecer atual por um bom tempo. Ele trata de temas complexos e difíceis com bom humor e com algumas das decisões criativas mais divertidas que eu já vi nos últimos anos. O filme discute o medo, a insegurança e os problemas da vida contemporânea sem nunca se permitir uma saída pela desesperança. Caso você assista, Sorry to Bother You vai te incomodar e se você quiser compartilhar, eu adoraria saber como ele fez isso com você.

Você pode encontrar o filme no streaming da Telecine e se você não assina o serviço o filme pode ser facilmente encontrado nos lugares da internet onde pessoas sem grana costumam encontrar maneiras de encontrar e dividir tudo aquilo pelo que não podem pagar. Caso você não saiba muito bem como navegar pela periferia da internet aberta, me da um salve que eu te ajudo - não faço um tutorialzinho bonito aqui um tanto por preguiça e outro tanto pra evitar qualquer notificação no blog. 


Comentários