Eu cortei os dois primeiros parágrafos deste texto.

A observação ativa ao desenhar algo que se vê, as vezes faz com que eu me impressione com o que eu mesmo vejo. É como se fosse uma re-descoberta não só do mundo à frente, mas de mim mesmo e de como anda a minha visão. Eu gosto de pensar que a qualidade do desenho de observação também fala sobre a qualidade do olhar de quem desenha. 

Nesse sentido, a perspectiva retratada no desenho deixa de ser apenas sobre uma posição geográfica e se torna também sobre as posições que o sujeito ocupa em seus outros planos de existência. O desenho de observação pra mim, acaba sendo uma representação caligráfica da posição de quem desenha e é isso que me atrai nele. 

Ao longo dos meus últimos anos eu observei muitas coisas. De muitas formas reencontrar esses desenhos nos meus diários é um jeito de revisitar esses lugares. As coisas que me atravessavam enquanto eu os observava e como eu era enquanto isso acontecia.

Pra quem quiser ver. Eu fiz um compilado de desenhos que eu fiz, de diversos lugares desde que comecei a guardar meus desenhos em cadernos. Como por muito tempo eu fui contra a prática de anotar datas e também tenho o costume de voltar a desenhar em cadernos antigos sempre que eles são o papel em branco mais próximo e fácil a organização temporal não é a mais precisa de todas, mas tá tudo tão organizado quanto possível.


2015 - 2016



2017 - 2018



2019 - 2020



2021 - janeiro - fevereiro



Comentários